Analise Crítica – Módulo Vygotsky e Wallon
Erick da Silva Oliveira - RA:102123 - Licenciatura em Matemática
As obras de Vygotsky e Wallon se mostram extremamente extensas,em
certos tópicos se mostram muito parecidas em relação a conceitos
apresentados. Principalmente em relação a analise do indivíduo com
relação a aprendizado. Pretendo destacar alguns pontos que se
mostraram interessantes nas duas teorias.
Na obra de Vygotsky pode se
destacar a importância que foi dada a relação entre quem aprende e
quem ensina visando ampliar o conhecimento de quem aprende. Vygotsky
em sua teoria destaca a importância da relações interpessoais como
ferramenta para aprendizagem do indivíduo,no qual o indivíduo não
alcança maior nível de aprendizagem sozinho.
Um conceito importante na obra Vygotsky que pretendo destacar é de
Zona de
Desenvolvimento Proximal (ZDP).
Para ilustrar utilização de tal conceito pretendo destacar um
trecho do texto que estou usando como bibliografia:”Em
termos de atualização pedagógica, essa postulação traz consigo a
ideia de que o papel explicito do professor de provocar nos alunos
avanços que não ocorreriam espontaneamente consiste exatamente em
uma interferência na zona de desenvolvimento proximal dos alunos.”
Esta teoria não fornece métodos de aplicação pratica , mas
implica em mostrar alguns caminhos de como refletir sobre a teoria e
relacioná-la a praticas pedagógicas. Mas devo mencionar que
Vygotsky não formulou uma teoria pedagógica,contudo utilizando a
teoria de Vygotsky e aplicando de certo modos alguns dos conceitos
principais de sua teoria,ocasiona uma grande contribuição a
educação.
Na obra de Wallon a ideia central esta no fato de que o processo de
aprendizagem é dialético. Wallon
propõe o estudo da pessoa completa, tanto em relação a seu caráter
cognitivo quanto ao caráter afetivo e motor. Noo qual na sua teoria
Wallon classifica como campo funcional que no caso seria motor
,afetividade einteligência. Achoo importante destacar que Wallon em
sua pesquisa pretende destacar certos aspectos emocionais para ajudar
na construção do conhecimento do indivíduo,ou seja, a afetividade
influência no “caminho” para adquirir conhecimento.
Por uma teoria que da valor ao sentimento acho
que Wallon seria um teoria que não seria tão aplicada nos dias
atuais. Mas acho que seria uma boa teoria usada em pequena escala.
Pelo fato que iria requerer um empenho maior dos envolvidos na área
pedagógica. Uma postura importante que deve ser priorizada na
aplicação da teoria na minha opinião deve ser o respeito. Pelo
fato que os alunos vem de situações muito diversas da sua vida. E
não existindo o respeito dificultaria muito
Para ilustrar este fato ,uso este trecho:”O
apoio que o professor dará ao aluno nessa travessia de criança a
adulto terá maior ou menor relevância depende de ele olhar muitas
vezes para trás para avaliar seu próprio desempenho; de olhar seu
aluno com reverencia e acatamento lembrando sempre que a criança de
hoje é o adulto de amanhã; de tomar em consideração, ter em conta
suas condições de aprendizagem e as de seu meio;de seguir as
determinações,cumprir, observar, acatar o ritmo de desenvolvimento
próprio de sua etapa de formação.”
Com relação a semelhanças e diferenças nas obras de Vygotsky
e Wallon ,temos que ambos cada um do seu modo acham importante a
mediação de um educador com seu aluno para adquirir conhecimento.
Mas de maneiras diferentes os autores tem olhar sobre a função do
mediador. Paraa Vygotsky o desenvolvimento do indivíduo
acontece através da relação com o outro, com omundo. Utilizando
nesse processo o conceito de mediação simbólica. Para
Wallon a relação do educador com
o aluno te que levar em consideração a etapa de formação em que o
aluno se encontra e não tomar a própria como referencia. No qual é
denominado processo de individuação.
Que é caracterizado através de 2 processos :imitação
do outro e negação
do outro.
Para concluir minha analise acho que Vygotsky
e Wallon podem contribuir muito com a educação, mesmo sendo que
em suas pesquisas não priorizavam a área pedagógica. De modo que a
abordagem em relação a alunos com base suas teorias se mostra
interessante. No sentido que um educador no qual se baseia de certo
modo em sua teoria,Vygotsky e ou Wallon,terá que ter uma percepção
extremamente aguçada do potencial de seus alunos. Exemplificando
:Implica no fato que lecionar para 35 alunos numa sala de aula,
teremos 35 z.d.ps diferentes. Trabalhoso mas acho que não
impossivel. Por esse motivo acho que aplicada de maneira correta em
pequenas turmas de alunos. Acho que a probabilidade de exito seria
maior.
Bibliografia:
- MAHONEY, A.A.; ALMEIDA, L.R. (orgs). Henri Wallon: Psicologia e Educação. 3ª. Ed.SP: Loyola, 2003.
- CASTONINA,FERREIRA,TUNES E OLIVEIRA.Piaget-Vygotsky: Novas Contribuições Para o Debate. Editora Ática
Nenhum comentário:
Postar um comentário