Análise crítica:Perspectiva
histórico-cultural e as implicações educacionais
Inicialmente gostaria de
retomar o conceito de pensamento para Piaget,que defendia que este ocorria de dentro para fora.Já
para Vygotsky, o percurso seria de fora para dentro,implicando na idéia de que o
pensamento não é expresso em palavras e sim que existe por conta delas.Vygotsky,defende ainda que o
indivíduo nasce como ser biológico,mas que devido a sua inserção na cultura se tornará
um individuo sócio-histórico.
Para Wallon no entanto,a
personalidade não cessa de se formar.Ela é solidária aos eventos íntimos e/ou
históricos,ele estudava a pessoa completa realizando uma analise dos domínios
afetivos,cognitivos e motores.Defendia que é na idade adulta que ocorre a
integração dos resultados de várias
passagens por todos os estágios.O adulto seria aquele que percebe suas emoções,reconhece
seus sentimentos e leva em conta isto com o meio em que está inserido.A frase
adequada para o pensamento de Wallon seria: existo e sinto,logo penso.
E é neste momento que a
função do professor entra em destaque,já que a sua atuação (ou não) trarão
reflexos posteriores.Necessitando-se de uma formação adequada e um reconhecimento
de sua atuação.
O sucesso e o fracasso da sua
ação tem claras implicações na auto-estima do aluno.Lembrando que a auto
estima é a percepção que o individuo tem sobre seu próprio valor.
Desta maneira podemos
perceber que a atuação do professor é bem mais ampla do que só ensinar.Ele deve
acima de tudo trabalhar com a auto-estima de seus alunos,fazendo com que estes
aprendam,percebam que aprenderam,tenham orgulho de ter aprendido e a partir daí
sintam-se motivados para aprenderem cada vez mais.Ou seja,o professor deve
aceitar que a educação é uma escala evolutiva,que vai se transformando e que
tende a autonomia.Chegando ao ponto em que o aluno não precise de um intermediador.
Esta na minha opinião,deveria
ser o enfoque do professor:ensinar para que seus alunos tenham o interesse de aprender
até chegar ao ponto em que estes consigam entender sem precisar de orientação.Desta
maneira,o professor teria realizado seu trabalho com perfeição.
Referências:Pensamento e Linguagem - Vygotsky,Lev Semenovitch
Pensamento e Linguagem - Marta Kohl
Wallon e a educação - Laurinda R.Almeida
Afetividade e práticas pedagogicas - Sérgio Leite
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