sexta-feira, 15 de junho de 2012

Análise crítica


Análise crítica:Perspectiva histórico-cultural e as implicações educacionais

Inicialmente gostaria de retomar o conceito de pensamento para Piaget,que defendia que este ocorria de dentro para fora.Já para Vygotsky, o percurso seria de fora para dentro,implicando na idéia de que o pensamento não é expresso em palavras e sim que existe por conta delas.Vygotsky,defende ainda que o indivíduo nasce como ser biológico,mas que devido a sua inserção na cultura se tornará um individuo sócio-histórico.
Para Wallon no entanto,a personalidade não cessa de se formar.Ela é solidária aos eventos íntimos e/ou históricos,ele estudava a pessoa completa realizando uma analise dos domínios afetivos,cognitivos e motores.Defendia que é na idade adulta que ocorre a integração dos resultados de várias passagens por todos os estágios.O adulto seria aquele que percebe suas emoções,reconhece seus sentimentos e leva em conta isto com o meio em que está inserido.A frase adequada para o pensamento de Wallon seria: existo e sinto,logo penso.
E é neste momento que a função do professor entra em destaque,já que a sua atuação (ou não) trarão reflexos posteriores.Necessitando-se de uma formação adequada e um reconhecimento de sua atuação.
O sucesso e o fracasso da sua ação tem claras implicações na auto-estima do aluno.Lembrando que a auto estima é a percepção que o individuo tem sobre seu próprio valor.
Desta maneira podemos perceber que a atuação do professor é bem mais ampla do que só ensinar.Ele deve acima de tudo trabalhar com a auto-estima de seus alunos,fazendo com que estes aprendam,percebam que aprenderam,tenham orgulho de ter aprendido e a partir daí sintam-se motivados para aprenderem cada vez mais.Ou seja,o professor deve aceitar que a educação é uma escala evolutiva,que vai se transformando e que tende a autonomia.Chegando ao ponto em que o aluno não precise de um intermediador.
Esta na minha opinião,deveria ser o enfoque do professor:ensinar para que seus alunos tenham o interesse de aprender até chegar ao ponto em que estes consigam entender sem precisar de orientação.Desta maneira,o professor teria realizado seu trabalho com perfeição.

Referências:Pensamento e Linguagem - Vygotsky,Lev Semenovitch
                  Pensamento e Linguagem - Marta Kohl
                  Wallon e a educação - Laurinda R.Almeida
                  Afetividade e práticas pedagogicas - Sérgio Leite

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