domingo, 17 de junho de 2012

Análise crítica

Renan Corrâ Ciprano RA:097523

Dentro da teoria histórico-cultural Vygotsky, destaca seus principais objetivos como: elucidar os aspectos tipicamente humanos do comportamento e o desenvolvimento ao longo da história; compreender a relação entre os seres humanos e seu ambiente físico social; destacar o trabalho como um meio fundamental de relacionamento entre homem e natureza; analisar a natureza das relações entre o uso de instrumentos e o desenvolvimento da linguagem.
Vygotsky dedicou-se ao estudo das chamadas funções psicológicas superiores, destacando esta como sendo uma capacidade unicamente do homem e não inata, ou seja, se desenvolve no decorrer da vida, através do processo de internalização de formas culturais de comportamento na relação indivíduo e o meio.
Relata as diferenças entre o psiquismo dos animais e do homem, explicando que o ser humano possui memória, tendo a capacidade de “lembrar” com a ajuda dos signos, já os animais emitem sons. Aborda a questão da linguagem, caracteriza-a como um signo mediador humano, que se manifesta através da memória, o que diferencia homem e animal. Outro aspecto que Vygotsky destaca entre a diferença entre o homem do animal é o uso de instrumentos. Para o homem, os instrumentos têm relação com o trabalho, pois o homem produz e reproduz seus instrumentos para realizar tarefas, já os animais apenas utilizam os instrumentos, mas não os constrói.
Faz relação entre os objetos e os signos, classificando-os como instrumentos mediadores e reguladores, enfatizando que os signos são reguladores das ações sobre o psiquismo humano.
Vygotsky traz uma nova visão a respeito de como acontece o processo de aprendizagem de uma criança, pois tudo parecia fazer sentido através das fases, porém outras visões começam a surgir, de modo que instiga uma busca profunda, para compreender um pouco mais desse assunto. Isso significa que a compreensão do desenvolvimento do homem requer muitos saberes.

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