quinta-feira, 14 de junho de 2012

Análise sobre as teorias de VYGOTSKY e WALLON e suas contribuições para a Educação


Flaviane Alves dos Santos RA: 060894

Vygotsky, Wallon e também Piaget desenvolveram teorias que até hoje inspiram educadores e pesquisadores pedagódicos sobre o processo de inteligência, desenvolvimento e aprendizado.
Há algumas semelhanças, curiosidades e diferenças bem interessantes entre as teorias desses pensadores. Há também algumas curiosidades como o fato de Piaget e Vygotsky terem nascido no mesmo ano (1896) e terem apresentado trabalhos em um mesmo Congresso (IX Congresso Internacional de Psicologia em Chicago) sobre o mesmo tema- questão da fala egocêntrica, antes mesmo de terem seus trabalhos reconhecidos mundialmente nos dias de hoje[1].

A começar pela análise da teoria do russo Lev Semenovith VYGOTSKY, pode-se dizer que o mesmo desenvolveu uma teoria com base no desenvolvimento do indivíduo, destacando a importância da linguagem e aprendizagem de forma crescente, e sua teoria tem como palavra-chave interação social, ou seja, ele defende a idéia de que o desenvolvimento do indivíduo e aquisição de conhecimentos se dá a partir da interação do sujeito com o meio. Esse ponto da teoria é bastante interessante uma vez que a cultura afeta a forma como pensamos e o que pensamos. Por exemplo, em uma família onde os pais e avós falam alto a probabilidade de uma criança que viva nesse ambiente apresentar esse tipo de comportamento é bastante alta assim, muitas vezes o desenvolvimento da criança em sala da aula, pode ser, muitas vezes, resultado do que ele vive em sua casa.
Vale ressaltar também que um dos principais conceitos desenvolvidos por Vygotsky é a Zona de Desenvolvimento Proximal, que seria a distância entre o Conhecimento Real, aquele conhecimento que possibilita o sujeito agir sozinho, ter o domínio do que se conhece (Exemplo: sei fazer feijão) e o Conhecimento Potencial, aquele que para se dominar algo é necessário a ajuda de outro indivíduo mais experiente (Exemplo: Apesar de saber fazer feijão, só sei fazer feijoada com ajuda da minha avó.)
A Zona de Desenvolvimento Proximal é o “lugar imaginário” onde o professor deve atuar no aluno, assim, se o professor tem 35 alunos em sala, ele terá 35 ZDP diferentes para atingir. Podemos fazer um paralelo com Piaget, que trabalha com a idéia de que a função do professor é “desequilibrar os esquemas mentais” do aluno a partir de seus conhecimentos prévios.
Vygostysky também insere o conceito de mediação simbólica que representa fundamental importância no desenvolviemnto da linguagem já que só há um grande avanço de aprendizado apartir do conhecimento de uma linguagem. Pessoas com deficiência auditiva que não possuem nenhum tipo de linguagem tem um desenvolvimento bastante lento sendo muitas vezes rotuladas de deficientes mentais. A partir do momento que apresenta-se uma liguagem ao deficiente auditivo, a linguagem de sinais, ele está totalmente capaz de dar saltos gigantes em seu processo de aprendizado, um bom exemplo disso é o filme, O Milagre de Anne Sullivan, abordado em sala de aula.
O francês Henri Wallon conceituou, em sua teoria, a idéia do desenvolvimento acontecer do meio social para o interior do indivíduo, ou seja, do todo para a parte (processo de individualização), ao contrário de Vygotsky que defende que o processo de desenvolvimento se dá da parte para o todo (processo de socialização). Wallon defendeu a idéia de compreensão da criança completa, concreta, contextualizada, de forma integral, no campo intelectual, social e emocional.
Assim como Piaget, Wallon também criou estágios de desenvolvimento, que são os quatro campos funcionais que visualizam o indivíduo de modo “integrado”. Esses são: as emoções, o movimento, a inteligência e a construção do “eu” como pessoa.
Mediante essas considerações, é de fundamental importância, de acordo com a teoria de Wallon, que o professor respeite as características particulares de cada aluno, uma vez que pode-se assumir, segundo Wallon, que a relação destes quatro campos funcionais, citados acima, nem sempre é de harmonia, mas sim, de conflito.
O que nos remete ao campo educacional, pode-se concluir que o papel do professor de acordo com cada teoria até então abordada:
De acordo com Vygotsky, o professor precisa intervir na ZDP do aluno. Para Wallon, o professor deve considerar a história do aluno, sua vida atual e perspectivas futuras. E para Piaget, o professor tem a função de desequilibrar os esquemas do mesmo.
Voltando-se mais para as terorias de Vygotsky e Wallon, penso que ambas se complementam e se bem aplicadas em sala de aula, há grandes chances de sucesso, uma vez que Vygotsky dá enorme destaque no papel da aprendizagem em si e linguagem para indivíduos de diversas características enquanto que Wallon foca nos aspectos afetivos que envolvem e interferem no processo de aprendizagem.

[1] PRODUÇÃO DE VIGOTSKI (E GRUPO) E WALLON: COMPARAÇÃO DAS DIMENSÕES
EPISTEMOLÓGICA, METODOLÓGICA E DESENVOLVIMENTAL- MAHONEY, Abigail Alvarenga.

Anotações de aula.


Um comentário:

  1. Muito bom, parabéns! O texto sintetiza muito bem temas importantes destes teóricos da educação, ajudando os estudantes e profissionais da pedagogia a compreender melhor a abordagem destas teorias.

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