Flaviane
Alves dos Santos RA: 060894
Vygotsky,
Wallon e também Piaget desenvolveram teorias que até hoje inspiram
educadores e pesquisadores pedagódicos sobre o processo de
inteligência, desenvolvimento e aprendizado.
Há
algumas semelhanças, curiosidades e diferenças bem interessantes
entre as teorias desses pensadores. Há também algumas curiosidades
como o fato de Piaget e Vygotsky terem nascido no mesmo ano (1896) e
terem apresentado trabalhos em um mesmo Congresso (IX Congresso
Internacional de Psicologia em Chicago) sobre o mesmo tema- questão
da fala egocêntrica, antes mesmo de terem seus trabalhos
reconhecidos mundialmente nos dias de hoje[1].
A
começar pela análise da teoria do russo Lev Semenovith VYGOTSKY,
pode-se dizer que o mesmo desenvolveu uma teoria com base no
desenvolvimento do indivíduo, destacando a importância da linguagem
e aprendizagem de forma crescente, e sua teoria tem como
palavra-chave interação social, ou seja, ele defende
a idéia de que o desenvolvimento do indivíduo e aquisição de
conhecimentos se dá a partir da interação do sujeito com o meio.
Esse ponto da teoria é bastante interessante uma vez que a
cultura afeta a forma como pensamos e o que pensamos. Por exemplo, em
uma família onde os pais e avós falam alto a probabilidade de uma
criança que viva nesse ambiente apresentar esse tipo de
comportamento é bastante alta assim, muitas vezes o desenvolvimento
da criança em sala da aula, pode ser, muitas vezes, resultado do que
ele vive em sua casa.
Vale
ressaltar também que um dos principais conceitos desenvolvidos por
Vygotsky é a Zona
de Desenvolvimento Proximal,
que seria a distância entre o Conhecimento
Real,
aquele conhecimento que possibilita o sujeito agir sozinho, ter o
domínio do que se conhece (Exemplo: sei fazer feijão) e o
Conhecimento
Potencial,
aquele que para se dominar algo é necessário a ajuda de outro
indivíduo mais experiente (Exemplo: Apesar de saber fazer feijão,
só sei fazer feijoada com ajuda da minha avó.)
A
Zona de Desenvolvimento Proximal é o “lugar imaginário” onde o
professor deve atuar no aluno, assim, se o professor tem 35 alunos em
sala, ele terá 35 ZDP diferentes para atingir. Podemos fazer um
paralelo com Piaget, que trabalha com a idéia de que a função do
professor é “desequilibrar os esquemas mentais” do aluno a
partir de seus conhecimentos prévios.
Vygostysky
também insere o conceito de mediação
simbólica
que representa fundamental importância no desenvolviemnto da
linguagem já que só há um grande avanço de aprendizado apartir
do conhecimento de uma linguagem. Pessoas com deficiência auditiva
que não possuem nenhum tipo de linguagem tem um desenvolvimento
bastante lento sendo muitas vezes rotuladas de deficientes mentais. A
partir do momento que apresenta-se uma liguagem ao deficiente
auditivo, a linguagem de sinais, ele está totalmente capaz de dar
saltos gigantes em seu processo de aprendizado, um bom exemplo disso
é o filme,
O
Milagre de Anne Sullivan, abordado
em sala de aula.
O francês Henri
Wallon conceituou, em sua teoria, a idéia do desenvolvimento
acontecer do meio social para o interior do indivíduo, ou seja, do
todo para a parte (processo de individualização), ao contrário de
Vygotsky que defende que o processo de desenvolvimento se dá da
parte para o todo (processo de socialização). Wallon defendeu a
idéia de compreensão da criança completa, concreta,
contextualizada, de forma integral, no campo intelectual, social e
emocional.
Assim como
Piaget, Wallon também criou estágios de desenvolvimento, que são
os quatro campos funcionais que visualizam o indivíduo de modo
“integrado”. Esses são: as emoções, o movimento, a
inteligência e a construção do “eu” como pessoa.
Mediante essas
considerações, é de fundamental importância, de acordo com a
teoria de Wallon, que o professor respeite as características
particulares de cada aluno, uma vez que pode-se assumir, segundo
Wallon, que a relação destes quatro
campos funcionais, citados acima, nem sempre é de harmonia, mas sim,
de conflito.
O
que nos remete ao campo educacional, pode-se concluir que o papel do
professor de acordo com cada teoria até então abordada:
De
acordo com Vygotsky, o professor precisa intervir na ZDP do aluno.
Para Wallon, o professor deve considerar a história do aluno, sua
vida atual e perspectivas futuras. E para Piaget, o professor tem a
função de desequilibrar os esquemas do mesmo.
Voltando-se
mais para as terorias de Vygotsky e Wallon, penso que ambas se
complementam e se bem aplicadas em sala de aula, há grandes chances
de sucesso, uma vez que Vygotsky dá enorme destaque no papel da
aprendizagem em si e linguagem para indivíduos de diversas
características enquanto que Wallon foca nos aspectos afetivos que
envolvem e interferem no processo de aprendizagem.
[1]
PRODUÇÃO DE VIGOTSKI (E GRUPO) E WALLON: COMPARAÇÃO DAS DIMENSÕES
EPISTEMOLÓGICA,
METODOLÓGICA E DESENVOLVIMENTAL- MAHONEY, Abigail Alvarenga.
Anotações
de aula.
Muito bom, parabéns! O texto sintetiza muito bem temas importantes destes teóricos da educação, ajudando os estudantes e profissionais da pedagogia a compreender melhor a abordagem destas teorias.
ResponderExcluir