sexta-feira, 15 de junho de 2012

ANÁLISE: Vigotski e Wallon.


Busco nesta postagem fazer uma análise comparativa entre a teoria de desenvolvimento proposta por Wallon e Vigotski, retomando em alguns pontos do texto a teoria de desenvolvimento do Piaget. Destaco novamente a importância das três teorias para o ensino atual, lembrando que nenhuma delas pode ser totalmente descartada e sentindo ao final do semestre que, somando os conhecimentos adquiridos das três possuímos instrumentos de grande importância para nossa formação em licenciatura.

Para Piaget, o desenvolvimento humano vem da relação entre o homem e o meio, a interação entre sujeito e objeto. Piaget acreditava na assimilação do conhecimento, assim como a criança que imita sonoramente algo que escuta de um adulto. A aprendizagem é sempre provocada por situações externas ao sujeito, e vem da aquisição do conhecimento proveniente da experiência. A teoria de Vigotski é similar, ele acredita que o desenvolvimento vem das relações sociais que o individuo mantém com o mundo exterior, porém Vigotski é muito mais ligado à linguagem e seu papel na organização e desenvolvimento do pensamento humano. Para Vigotski a relação entre o homem e o mundo é mediada por instrumentos e signos sendo a linguagem um deles, e estes instrumentos ampliam as possibilidades de adquirição de conhecimento e transformação do mundo.

Para Vigotski o uso dos signos possui duas mudanças: O processo de Internalização e a utilização de sistemas simbólicos. A internalização seria, por exemplo, o ato de repetição das crianças pequenas, já a utilização de sistemas simbólicos são a organização desses símbolos, gerando assim um pensamento verbal. Para Vigotsky pensamento e linguagem devem ser necessariamente associados. Mas e quando não há linguagem? As crianças pequenas conseguem resolver problemas práticos apesar de não possuírem domínio da fala, e isso é o que Vigotski chama de fase pré-verbal, ao ser inserida no meio cultural, com isso quero dizer, passando a interar com pessoas que possuem o domínio da linguagem, elas adquirem conhecimento daí, e os reproduzem, posteriormente conseguem associar os significados das palavras e formar seu próprio pensamento, pensamento esse denominado de verbal.

Segundo VYGOTSKY (1989), a aprendizagem tem um papel fundamental para o desenvolvimento do saber, do conhecimento. Todo e qualquer processo de aprendizagem é ensino-aprendizagem, incluindo aquele que aprende, aquele que ensina e a relação entre eles. Ele explica esta conexão entre desenvolvimento e aprendizagem através da zona de desenvolvimento proximal (distância entre os níveis de desenvolvimento potencial e nível de desenvolvimento real), um “espaço dinâmico” entre os problemas que uma criança pode resolver sozinha (nível de desenvolvimento real) e os que deverá resolver com a ajuda de outro sujeito mais capaz no momento, para em seguida, chegar a dominá-los por si mesma (nível de desenvolvimento potencial). Podemos ver então, a importância que Vigotski dá a relação social, e podemos aplicar isso na licenciatura na tão discutida em sala relação aluno-professor.

Para Wallon, a criança é essencialmente emocional, e assim como para Vigotski a troca entre ela e o outro é fundamental para o desenvolvimento das pessoas. Para ele, as crianças são dependentes dos outros até certo ponto da vida, e são os outros com os quais a criança convive que darão a criança suas primeiras formas de se expressar. Wallon acredita que há estágios de desenvolvimento assim como Piaget, mas contrariamente ele não acredita em uma linearidade nesse crescimento. No início do desenvolvimento há predominância do fator biológico e posteriormente o fator social se torna mais importante. Wallon cita também que a criança começa o processo baseada na imitação do outro, e aos poucos se desprende da imitação do outro para imitar cenas e acontecimentos, encaminhando-se então para a saída da inteligência prática para a inteligência verbal, tudo dependendo claro do meio cultural em que a criança está inserida e do lado emocional. (Adolescência é um bom exemplo do conhecimento voltado ao lado emocional).

Na chamada era da informação, podemos perceber a importância desses estudos e como eles ainda se aplicam a realidade. Mais do que nunca vemos o desenvolvimento do ser humano ser adiantado (vejam as coisas que as crianças aprendem cada vez mais cedo!) devido a grande troca de informações e a relação cada vez mais cedo do homem com o mundo, do homem com o semelhante e do homem com a cultura em que vive. Cada vez mais é estimulada a investigação, a interação da criança com o meio e com o outro, seja por meio de brinquedos, computador, jogos eletrônicos ou até livros (lembram-se dos  livros citados no posta "Apresentando: O livro-brinquedo!"? ) e portanto, cada vez mais cedo se dá o desenvolvimento.

É incrível, portanto, como os estudos de Vigotski, Piaget e Wallon, apesar de feitos há anos conseguem se manter atuais e gerar tantos novos questionamentos e teorias e serem aplicados até hoje, explicando psicologicamente a lógica do aprendizado e auxiliando assim a educação em todo mundo.

MARINA RAMOS DA SILVA, R.A.: 122586

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