A disciplina Psicologia e Educação propõe o desenvolvimento
de uma atividade prática relacionada às escolas, utilizando temas de livre escolha;
neste caso o nosso grupo escolheu educação ambiental. O objetivo foi conseguir
informações e dados para uma análise e uma posterior discussão durante o seminário sobre
como a educação ambiental está sendo trabalhada nas escolas e como poderia
sê-lo, além de relacionar com o conteúdo estudado durante todo o semestre.
No planejamento inicial
estabelecemos o que seria feito: questionário com alunos de sexto ano, com
perguntas básicas sobre reciclagem, consumo, meio ambiente, etc, para observar
o envolvimento dos alunos em relação a tudo isso.
Questionário 1 – Para alunos.
- Na sua casa há a separação de lixo reciclável e orgânico?
- Você sabe identificar as cores dos lixos e os respectivos materiais?
- Você utiliza transportes públicos?
- Há área verde (parques, praças, jardins, etc) em seu bairro?
- Você economiza água ao tomar banho e esovar os dentes?
- Cite 2 animais da fauna brasileira.
Além
disso, também obtivemos imagens da escola, observando se havia estrutura para a
realização de atitudes ‘’ecologicamente corretas’’, e o relacionamento dos
alunos com tal. A seguir encontram-se as fotos.
Foto 1 – A escola possui
lixeiras, porém o descaso com elas parte tanto de alunos quanto de
funcionários.
Foto 2 – Esta é a
única árvore existente na escola, mostrando que falta área verde.
Foto 3 – As condições
do pátio após o intervalo dos alunos.
Outra item analisado foi a opinião
dos professores sobre as aulas em que há conteúdo sobre educação ambiental,
para o qual também foi elaborado um questionário.
Questionário 2 – Para professores.
- Qual é o conteúdo dado em suas aulas de educação ambiental dentro da matéria de ciências? Há o seguimento de diretrizes?
- Você realiza atividades fora da sala de aula?
- Há interatividade e utilização de itens mais visuais durantes as aulas?
- Qual é a resposta dos alunos? Eles mostram interesse e participação?
- Na sua opinião, o quanto é importante a educação ambiental para os alunos?
Como
não havia muita disposição de tempo por parte dos professores dessa escola, ocorreu
uma conversa mais informal, sendo assim, o questionário não foi devidamente
aplicado. Porém, todos foram receptivos e o primeiro contato foi com um professor de
matemática, mas que já havia dado aulas de ciências para turmas de 6º ano, e também trabalhou em projetos de coleta seletiva. Ele
enfatizou como problemática a dificulade de coscientizar o coletivo e a falta
de comprometimeto. A partir das falas dele, percebemos que a afetividade não
era considerada relevante, e que exercia seu papel de mediador de uma forma
impositiva, depositando o conhecimento no aluno. Em contato com uma professora
substituta, esta preferiu não comentar sua opinião, pois se atem somente ao
conteúdo deixado pelo professor ausente. Sentimos uma falta de envolvimento e
um impacto negativo sobre os alunos, consequente desse afastamento. Por fim, em
conversa com a professora de ciências, é perceptível a importância dada por ela
a um acesso direto à informações sobre educação ambiental (reflorestamento,
lençóis freáticos e desmatamento), citando exemplos de estudos já realizados com
algumas de suas turmas. Como também acabamos observando a relação
aluno-professor, devido a toda a discussão desenvolvida na disciplina,
percebemos que ela trabalha em uma cooperação entre todos dentro de uma sala de
aula, e utiliza práticas motivadoras, o que desenvolve uma afetividade
positiva, impactando no desenvolvimento do aluno.
Também conversamos separadamente com
alguns alunos, e, através das suas falas,
conseguimos identificar o envolvimento e a afetividade desenvolvida em
relação ao assunto, o faz com que eles se interessem pelo mesmo, algo essencial
para que sejam cultivadas atitudes ecologicamente corretas, sempre existindo
preocupação com o meio ambiente. Como um exemplo marcante, havia um aluno que
mostrou grande conhecimento sobre natureza e meio ambiente, além de parecer
muito interessado em tudo relacionado a esse assunto. Desenvolvendo uma
conversa com ele, descobrimos que o motivo desse envolvimento era causado por
seus pais, que o incentivavam muito, atuando como mediadores.
Ao mesmo tempo foi observado o
grande descaso da maioria dos alunos, sem envolvimento com assuntos que
impactam diretamente suas vidas; conseguimos relacionar isso com a falta de
motivação por parte dos professores, pois relacionando a Vygotksy, por exemplo,
há a questão do mediador, que é de extrema importância. Além disso, outro
aspecto que relacionamos muito foi a afetividade relacionada a Wallon, pois o
aluno, conseguindo estabelecer um vínculo com determinado assunto ou atividade,
consegue se envolver e praticar atitudes condizentes com o que é esperado.
Aprofundando mais na teoria,
Vygotsky coloca que todo o indivíduo possui uma zona de desenvolvimento
proximal (ZDP), correspondente a tudo o que ele pode adquirir em termos
intelectuais, mas que necessita do outro, como mediador, para dar suporte a
esse aprendizado. Do que foi obtido a partir dessa atividade, percebemos que
faltou muito interesse por parte dos professores, principais mediadores dentro
de uma escola, de levar os alunos a esse desenvolvimento até sua capacidade máxima,
principalmente por experiências negativas e falta de motivação. Faltando
motivação no mediador, não haverá também em quem necessita dele.
Em relação a Wallon, percebemos o
quanto está intrínseca a questão da afetividade. O indivíduo deve ser observado
tanto do ponto de vista congnitivo quanto do afetivo e motor. É necessário
levar as emoções do aluno para o ambiente escolar, pois assim ele consegue
exteriorizar seus desejos e vontades. Sentimos falta disso no ambiente escolar
visitado, e percebemos que isso está diretamente relacionado com a falta de
envolvimento. Por exemplo, assuntos sobre educação ambiental devem ser expostos
aos alunos de modo que eles consigam perceber que aquilo está em seu cotidiano,
e possui impacto em sua vida e em seu futuro a todo momento, pois a humanidade depende
do meio ambiente para sobreviver. Relacionando tudo isso a vida de cada um, é
possível que todos se envolvam com aquilo, afetivamente, e a partir daí
conseguem agir positivamente, de acordo com as atitudes de um indivíduo
consciente e que se preocupa com o meio ambiente.
Outro exemplo de professor,
constrastando com os anteriores, é de uma escola de ensino particular.
Inicialmente, queríamos comparar a diferença entre os dois tipos de ensino,
público e particular, mas houve falta de receptividade em alguns colégios
particulares, então focamos somente em ensino público. Enfim, em contato com
esse professor, que respondeu ao questionário proposto, foi perceptível o quanto
ele considera importante a educação ambiental e consegue passar esse sentimento
a todos os seus alunos. Primeiramente ele enfatizou que a utilização de
elementos mais visuais e atividades fora da sala de aula mantem o interesse e a curiosidade dos alunos, sendo
difícil que algum deles não goste. Além disso citou duas responsabilidades
desse tipo de ensino, que é a formação de indivíduos conscientes, que irão se
tornar líderes do nosso mundo no futuro, e também a modificação dos maus costumes
da geração dos pais desses alunos, que não tiveram contato com isso durante a
infância. Apesar da discrepância entre os ensinos estarem ligados a problemas
políticos, as principais atingidas são as crianças que necessitam de educação e
irão compor a sociedade em um futuro próximo
A partir de tudo o que foi
observado, chegamos à conclusão de que a exposição de conteúdos e informações
sobre a educação ambiental, sem envolver os alunos, leva à falta de interesse e
motivação para praticar atitudes conscientes. Isso tudo se deve ao fato da
falta de percepção do quanto isso é importante e o quanto impacta na vida e no
futuro de toda a sociedade. E está ausente na maioria dos responsáveis por esse
envolvimento em um ambiente escolar, os professores, a motivação para
incentivar os alunos. Com tudo isso, nos questionamos como ficará a situação,
que está preocupante; ao menos o nosso desempenho como professores poderá ser mais
positivo, sabendo da importância da mediação como professor e de que o aluno é
um ser completo.
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