sexta-feira, 29 de junho de 2012

Atividade Prática: A educação ambiental nas escolas.


             A disciplina Psicologia e Educação propõe o desenvolvimento de uma atividade prática relacionada às escolas, utilizando temas de livre escolha; neste caso o nosso grupo escolheu educação ambiental. O objetivo foi conseguir informações e dados para uma análise e uma  posterior discussão durante o seminário sobre como a educação ambiental está sendo trabalhada nas escolas e como poderia sê-lo, além de relacionar com o conteúdo estudado durante todo o semestre.

            No planejamento inicial estabelecemos o que seria feito: questionário com alunos de sexto ano, com perguntas básicas sobre reciclagem, consumo, meio ambiente, etc, para observar o envolvimento dos alunos em relação a tudo isso.

Questionário 1 – Para alunos.                                                                          
  1. Na sua casa há a separação de lixo reciclável e orgânico?
  2. Você sabe identificar as cores dos lixos e os respectivos materiais?
  3. Você utiliza transportes públicos?
  4. Há área verde (parques, praças, jardins, etc) em seu bairro?
  5. Você economiza água ao tomar banho e esovar os dentes?
  6. Cite 2 animais da fauna brasileira.

Conseguimos aplicar o questionário em 3 salas de sexto ano em uma escola estadual no município de Campinas, e os resultados obtidos a partir de cada resposta se encontram no gráfico a seguir.




Além disso, também obtivemos imagens da escola, observando se havia estrutura para a realização de atitudes ‘’ecologicamente corretas’’, e o relacionamento dos alunos com tal. A seguir encontram-se as fotos.


 Foto 1 – A escola possui lixeiras, porém o descaso com elas parte tanto de alunos quanto de funcionários.


Foto 2 – Esta é a única árvore existente na escola, mostrando que falta área verde.



 Foto 3 – As condições do pátio após o intervalo dos alunos.


            Outra item analisado foi a opinião dos professores sobre as aulas em que há conteúdo sobre educação ambiental, para o qual também foi elaborado um questionário.

Questionário 2 – Para professores.
  1. Qual é o conteúdo dado em suas aulas de educação ambiental dentro da matéria de ciências? Há o seguimento de diretrizes?
  2. Você realiza atividades fora da sala de aula?
  3.  Há interatividade e utilização de itens mais visuais durantes as aulas?
  4. Qual é a resposta dos alunos? Eles mostram interesse e participação?
  5. Na sua opinião, o quanto é importante a educação ambiental para os alunos?


Como não havia muita disposição de tempo por parte dos professores dessa escola, ocorreu uma conversa mais informal, sendo assim, o questionário não foi devidamente aplicado. Porém, todos foram receptivos e  o primeiro contato foi com um professor de matemática, mas que já havia dado aulas de ciências para turmas de 6º ano, e também trabalhou em projetos de coleta seletiva. Ele enfatizou como problemática a dificulade de coscientizar o coletivo e a falta de comprometimeto. A partir das falas dele, percebemos que a afetividade não era considerada relevante, e que exercia seu papel de mediador de uma forma impositiva, depositando o conhecimento no aluno. Em contato com uma professora substituta, esta preferiu não comentar sua opinião, pois se atem somente ao conteúdo deixado pelo professor ausente. Sentimos uma falta de envolvimento e um impacto negativo sobre os alunos, consequente desse afastamento. Por fim, em conversa com a professora de ciências, é perceptível a importância dada por ela a um acesso direto à informações sobre educação ambiental (reflorestamento, lençóis freáticos e desmatamento), citando exemplos de estudos já realizados com algumas de suas turmas. Como também acabamos observando a relação aluno-professor, devido a toda a discussão desenvolvida na disciplina, percebemos que ela trabalha em uma cooperação entre todos dentro de uma sala de aula, e utiliza práticas motivadoras, o que desenvolve uma afetividade positiva, impactando no desenvolvimento do aluno.

            Também conversamos separadamente com alguns alunos, e, através das suas falas, conseguimos identificar o envolvimento e a afetividade desenvolvida em relação ao assunto, o faz com que eles se interessem pelo mesmo, algo essencial para que sejam cultivadas atitudes ecologicamente corretas, sempre existindo preocupação com o meio ambiente. Como um exemplo marcante, havia um aluno que mostrou grande conhecimento sobre natureza e meio ambiente, além de parecer muito interessado em tudo relacionado a esse assunto. Desenvolvendo uma conversa com ele, descobrimos que o motivo desse envolvimento era causado por seus pais, que o incentivavam muito, atuando como mediadores.

            Ao mesmo tempo foi observado o grande descaso da maioria dos alunos, sem envolvimento com assuntos que impactam diretamente suas vidas; conseguimos relacionar isso com a falta de motivação por parte dos professores, pois relacionando a Vygotksy, por exemplo, há a questão do mediador, que é de extrema importância. Além disso, outro aspecto que relacionamos muito foi a afetividade relacionada a Wallon, pois o aluno, conseguindo estabelecer um vínculo com determinado assunto ou atividade, consegue se envolver e praticar atitudes condizentes com o que é esperado.

            Aprofundando mais na teoria, Vygotsky coloca que todo o indivíduo possui uma zona de desenvolvimento proximal (ZDP), correspondente a tudo o que ele pode adquirir em termos intelectuais, mas que necessita do outro, como mediador, para dar suporte a esse aprendizado. Do que foi obtido a partir dessa atividade, percebemos que faltou muito interesse por parte dos professores, principais mediadores dentro de uma escola, de levar os alunos a esse desenvolvimento até sua capacidade máxima, principalmente por experiências negativas e falta de motivação. Faltando motivação no mediador, não haverá também em quem necessita dele.

            Em relação a Wallon, percebemos o quanto está intrínseca a questão da afetividade. O indivíduo deve ser observado tanto do ponto de vista congnitivo quanto do afetivo e motor. É necessário levar as emoções do aluno para o ambiente escolar, pois assim ele consegue exteriorizar seus desejos e vontades. Sentimos falta disso no ambiente escolar visitado, e percebemos que isso está diretamente relacionado com a falta de envolvimento. Por exemplo, assuntos sobre educação ambiental devem ser expostos aos alunos de modo que eles consigam perceber que aquilo está em seu cotidiano, e possui impacto em sua vida e em seu futuro a todo momento, pois a humanidade depende do meio ambiente para sobreviver. Relacionando tudo isso a vida de cada um, é possível que todos se envolvam com aquilo, afetivamente, e a partir daí conseguem agir positivamente, de acordo com as atitudes de um indivíduo consciente e que se preocupa com o meio ambiente.

            Outro exemplo de professor, constrastando com os anteriores, é de uma escola de ensino particular. Inicialmente, queríamos comparar a diferença entre os dois tipos de ensino, público e particular, mas houve falta de receptividade em alguns colégios particulares, então focamos somente em ensino público. Enfim, em contato com esse professor, que respondeu ao questionário proposto, foi perceptível o quanto ele considera importante a educação ambiental e consegue passar esse sentimento a todos os seus alunos. Primeiramente ele enfatizou que a utilização de elementos mais visuais e atividades fora da sala de aula mantem o  interesse e a curiosidade dos alunos, sendo difícil que algum deles não goste. Além disso citou duas responsabilidades desse tipo de ensino, que é a formação de indivíduos conscientes, que irão se tornar líderes do nosso mundo no futuro, e também a modificação dos maus costumes da geração dos pais desses alunos, que não tiveram contato com isso durante a infância. Apesar da discrepância entre os ensinos estarem ligados a problemas políticos, as principais atingidas são as crianças que necessitam de educação e irão compor a sociedade em um futuro próximo

            A partir de tudo o que foi observado, chegamos à conclusão de que a exposição de conteúdos e informações sobre a educação ambiental, sem envolver os alunos, leva à falta de interesse e motivação para praticar atitudes conscientes. Isso tudo se deve ao fato da falta de percepção do quanto isso é importante e o quanto impacta na vida e no futuro de toda a sociedade. E está ausente na maioria dos responsáveis por esse envolvimento em um ambiente escolar, os professores, a motivação para incentivar os alunos. Com tudo isso, nos questionamos como ficará a situação, que está preocupante; ao menos o nosso desempenho como professores poderá ser mais positivo, sabendo da importância da mediação como professor e de que o aluno é um ser completo.

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