terça-feira, 26 de junho de 2012

Atividades Práticas - Postagem Individual


Ensino e Aprendizagem

Márcia Santana Carvalho - RA: 122134

O nosso grupo se reuniu algumas vezes antes da primeira visita a escola, e decidimos juntos em qual série seria feito a visita, e em qual escola, mas infelizmente o meu horário não foi compatível com o do resto do grupo e eu não consegui acompanhá-los nas visitas. E como a série escolhida foi a mesma para a qual eu leciono, e ambas as escolas são estaduais, ficou combinado que a minha ajuda ao grupo seria a partir da minha aulas durante a semana, e principalmente da comparação entre a sala de aula visitada  e a minha.
Comento aqui, portanto um pouco da minha relação como aluna e como professora: Comecei a lecionar um mês depois que começou as aulas de Psicologia, em uma escola estadual no município de Hortolândia e admito que minha primeira impressão da escola foi impactante, pois ela tem muros enormes, e vários portões, todos com cadeados, e a primeira impressão da sala de aula também, pois só depois que entramos dentro da sala é que cai a ficha de que você não esta mais do outro lado da mesa do professor, esperando que a informação venha até você. Você esta na frente da sala, na frente de cerca de 35 alunos e por mais que eles baguncem, eles esperam uma posição sua, esperam que você tome alguma atitude, e que você mostre a eles que merece ser respeitado.
Os alunos da rede estadual hoje, tem uma rotação muito grande de professores por bimestre, e isso atrapalha na compreensão do aluno referente a determinada matéria e por mais que eles digam que não entendem aquilo, e que não aprenderam, eles esperam que com você seja diferente, e que eles consigam enfim entender a matéria. Quando cheguei na escola a primeira coisa que ouvi foi, “Você tem certeza que quer ser professora, que você quer isso para o seu futuro?”, “Ah, esses alunos são impossíveis, e vão te testar o tempo todo!”, se eu estou lá é porque realmente quero ser professora, eles tentam te desanimar o tempo todo dizendo que não adianta se empenhar, os alunos não se importam, alguns realmente não se importa, mas não dá para generalizar, uma grande parte espera algo novo de você, e eles realmente te testam o tempo todo, testam sua paciência, testam sua didática e é justamente assim que você vai aprendendo a ser professor.
Profissão nenhuma é fácil, mas é justamente isso que me anima cada dia mais, e eu tenho tido um retorno muito positivo dos meus alunos. A cada aula de psicologia, a cada autor novo que aparecia, eu ia para as salas com um pensamento diferente, reparando um pouco mais em cada aluno e passando a vê-los não somente como aluno, mas como alguém que pode viver em uma realidade que existe lá fora, que eu sei que existe, mas nunca vivi e que o relacionamento deles dentro de casa pode não ser o mesmo relacionamento que tenho dentro da minha casa com os meus pais. Não julgo os alunos que tenho, tento apenas compreender por que ele age daquela forma, as vezes eles só querem chamar atenção, uma atenção que eles na maioria das vezes eles, não tem dentro de casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário