Foi realizada
uma pesquisa, tomando-se como base a perspectiva histórico-cultural
do cotidiano escolar de alunos de diferentes cursinhos preparatórios
para o vestibular: cursinho comunitário e particular. Nosso objetivo
é discutir o papel da motivação desses alunos no contexto de
ingressar na faculdade.
De onde vem a
motivação em alunos de diferentes classes sociais e regiões de
cada vez mais lotar as classes dos cursinhos pré-vestibulares para
um dia poder ingressar em um universidade pública?
Os fatores que
conduzem essa motivação são bem diversificados em cada aluno
principalmente quando confrontamos alunos de cursinhos particulares
com alunos de cursinhos comunitários.
A família, os
amigos, professores, a escola em sim podem influenciar nessa
motivação positiva ou negativamente.
Com embasamento
na teoria de Vygotsky, elaboramos um questionmário e entrevistamos
alguns alunos de um cursinho particular.
Um pouco de
teoria...
Vygotsky
cita dois tipos de motivação:
-A
motivação intrínseca: Também chamada de motivação pessoal ou
inconsciente. Ela representa o desejo existente no interior do
indivíduo de alcançar algum objetivo ou satisfazer uma
necessidade. É definida como uma força psíquica que todos nós
supostamente possuímos.
-A
motivação extrínseca: Caracterizada por fatores predominantemente
externos. É conhecida
também como motivação ambiental ou consciente. Exemplo: O
professor exerce um papel importante na motivação extrínseca, pois
ele pode produzir uma aula que manifesta interesse nos alunos.
A
motivação intrínseca é fundamental porque é a partir dela que se
desenvolve todo o processo de aprendizagem. O aluno precisa estar
motivado a aprender, mas não necessáriamente os motivos sejam, de
fato, o aprender.
Deve-se
levar em consideração situações em que os alunos se auto-avaliam
a partir de resultados e tarefas. Essa auto-avaliação pode ser
negativa ou positiva e muitas vezes se transformam em critérios
principais desses alunos e podem se julgar bem sucedidos ou
racassados. Esses julgamentos podem desmotivar alguns indivíduos.
O
conceito de inteligência também é algo que paira na mente dos
alunos. Alguns acreditam que inteligência seja um dom cedido por
Deus ou algo recebido por herança genética. Isso faz muitos dos
alunos acreditarem que não são capazes.
Pesquisa de
Campo:
Visitamos o
Colégio Novo Anglo de Barão Geraldo- Campinas.
Elaboramos um
questionário e entrevistamos alunos e professores.
Flaviane Alves dos Santos RA:060894
Química.
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