quarta-feira, 13 de junho de 2012

O Papel da MOTIVAÇÃO em alunos de cursinhos preparatórios para o vestibular


Foi realizada uma pesquisa, tomando-se como base a perspectiva histórico-cultural do cotidiano escolar de alunos de diferentes cursinhos preparatórios para o vestibular: cursinho comunitário e particular. Nosso objetivo é discutir o papel da motivação desses alunos no contexto de ingressar na faculdade.
De onde vem a motivação em alunos de diferentes classes sociais e regiões de cada vez mais lotar as classes dos cursinhos pré-vestibulares para um dia poder ingressar em um universidade pública?
Os fatores que conduzem essa motivação são bem diversificados em cada aluno principalmente quando confrontamos alunos de cursinhos particulares com alunos de cursinhos comunitários.
A família, os amigos, professores, a escola em sim podem influenciar nessa motivação positiva ou negativamente.
Com embasamento na teoria de Vygotsky, elaboramos um questionmário e entrevistamos alguns alunos de um cursinho particular.

Um pouco de teoria...

Vygotsky cita dois tipos de motivação:
-A motivação intrínseca: Também chamada de motivação pessoal ou inconsciente. Ela representa o desejo existente no interior do indivíduo de alcançar algum objetivo ou satisfazer uma necessidade. É definida como uma força psíquica que todos nós supostamente possuímos.
-A motivação extrínseca: Caracterizada por fatores predominantemente externos. É conhecida também como motivação ambiental ou consciente. Exemplo: O professor exerce um papel importante na motivação extrínseca, pois ele pode produzir uma aula que manifesta interesse nos alunos.
A motivação intrínseca é fundamental porque é a partir dela que se desenvolve todo o processo de aprendizagem. O aluno precisa estar motivado a aprender, mas não necessáriamente os motivos sejam, de fato, o aprender.
Deve-se levar em consideração situações em que os alunos se auto-avaliam a partir de resultados e tarefas. Essa auto-avaliação pode ser negativa ou positiva e muitas vezes se transformam em critérios principais desses alunos e podem se julgar bem sucedidos ou racassados. Esses julgamentos podem desmotivar alguns indivíduos.
O conceito de inteligência também é algo que paira na mente dos alunos. Alguns acreditam que inteligência seja um dom cedido por Deus ou algo recebido por herança genética. Isso faz muitos dos alunos acreditarem que não são capazes.

Pesquisa de Campo:

Visitamos o Colégio Novo Anglo de Barão Geraldo- Campinas.
Elaboramos um questionário e entrevistamos alunos e professores.

Flaviane Alves dos Santos     RA:060894
Química.





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