por Michele Guides (119938)
Vygotsky e
Wallon passaram por momentos conturbados, entre os horrores da guerra e dos
males por ela causados, o que pode ter influenciado no interesse deles pelo
desenvolvimento do ser humano. Ambos construíram suas teorias sobre o
desenvolvimento infantil partindo da mesma concepção de ser humano e de
realidade. Para eles o sujeito é transformado e transforma o seu meio e os
outros, ou seja, se constrói na relação com o outro. A transformação do
sujeito, sua interação social e com o meio é feita através de instrumentos e
signos, ou seja, através de mediadores. A principal diferença entre os dois
autores consiste no mediador essencial na relação entre os sujeitos e o meio:
para Vygotsky, esse mediador é a linguagem e, para Wallon, a afetividade (ou
emoção).
Para Vygotsky, o
sujeito é biológico e agente ativo, uma potencialidade de desenvolvimento
limitada/pautada pela cultura e pelo contexto social, intersubjetividades e
atividades[ii].Pare
ele o ser humano por meio da filogênese (faz parte de uma espécie), ontogênese
(nasce, se desenvolve e morre) e microgênese (possuí aspectos individuais
próprios). Wallon também dá importância ao biológico do sujeito – tanto ao
corpo, como ao seu desenvolvimento (ou maturação) - e a sua relação com o meio
em que vivem, levando em conta os aspectos culturais, sociais e
familiares. Para ambos, a criança não é apenas fruto do seu contexto sociocultural,
mas de múltiplos determinantes, que não podem ser separados, ou deixados de
lado para seu desenvolvimento.
Segundo
Vygotsky, o desenvolvimento humano abrange dois níveis: o nível de
desenvolvimento real que compreende o que a criança pode desenvolver
sozinha; e o nível de desenvolvimento potencial são as
atividades que a criança não consegue realizar sozinha, mas que com ajuda ela
consegue efetuar. A distância entre o que a criança já sabe e o que ela está
por aprender fica o que Vygotsky denominou de Zona de Desenvolvimento
Proximal, considerada a área de atuação dos educadores.
Diferentemente
de Vygotsky, Wallon elaborou um sistema de estágios: impulsivo
emocional (no primeiro ano de idade) é afetivo e a interação se dá
através das emoções; o sensório motor (de 3 meses a 3 anos)
onde a inteligência é prática na relação entre o objeto e o corpo e discursiva
pela apropriação da linguagem através do meio em que vive; o personalismo (de
3 a 6 anos) processo de formação da personalidade, a construção da consciência
de si a partir da interação social; o categorial (de 6 a 11
anos) forma-se a categoria mental e o poder de abstração é ampliado; e por
ultimo (a partir dos 11 anos), a predominância funcional onde
acontece o desenvolvimento da sexualidade e uma reestruturação da personalidade
devido as alterações hormonais. Apesar das faixas etárias, estes estágios não
possuem limites bem definidos, ou seja, não são rígidas. Em todos os estágios
há a presença de quatro elementos básicos ou campos, que se comunicam o tempo
todo: a afetividade (ou emoção), a cognição, o movimento e a pessoa completa.
Tanto para Wallon
quanto para Vygotsky, a afetividade e a inteligência se constroem mutuamente,
são dependentes. A emoção, para Wallon é a primeira linguagem da criança, seu
primeiro meio de socialização. Para Vygotsky esse tipo de comunicação é o
primórdio do pensamento, ou seja, é uma inteligência prática – uma reação
instintiva – onde os pensamentos são não-verbais e a fala é pré-intelectual; e
do cruzamento entre estes dois surge a função psicológica superior, onde o
sujeito aprende que cada coisa tem nome, pode então classificar, abstrair,
generalizar. Ou seja, mesmo a emoção sendo importante para os dois autores,
Vygotsky infere que sem a apropriação da linguagem pelo sujeito não haverá
inteligência lógica e/ou matemática, pois com a apropriação da linguagem há um
crescimento, um salto qualitativo na aquisição de conhecimento e na cognição do
indivíduo.
O pensamento
verbal, a linguagem, os instrumentos e signos não são uma forma de
comportamento inato e natural[iii],
ou seja, não surgem do nada, são uma construção social e o sujeito se apropria
dele. A criança imita o outro, como modelo ou referência, para desenvolver-se.
Através da imitação se apropria, significa, representa o outro e se constrói.
Para Vygotsky essa representação não se restringe a refletir a realidade, mas a
interpreta. E, segundo Wallon, a representação é superior a imitação que é
presa ao plano motor, enquanto a representação acontece no plano simbólico.
Wallon, além da imitação, discorre sobre a negação do outro que estabelece
limites entre o outro e o “eu”, diferenciação que norteia, ou constrói, a
consciência do “eu” e do “outro”.
O papel do
professor para Vygotsky seria o de intervir, ou mediar, entre o que o aluno
sabe e o que virá a saber; e para Wallon seria o de observar e considerar suas
demandas, para a construção do ‘eu’ do aluno, que é essencialmente dialética,
isto é, continua em movimentos contínuos e contraditórios, que duram por toda a
sua vida. Enfim, para ambos a importância do papel do professor está no
relacionamento que tem com seus alunos, pois faz parte da construção de cada um
deles.
[i] Trabalho feito com base nas anotações e
discussões realizadas no curso de Psicologia e Educação no 1º semestre de 2012
ministrada pela Profª Heloisa de Matos na Universidade Estadual de Campinas.
[ii] SAWAI, Bader B.; Psicologia e desigualdade
social: uma reflexão sobre liberdade e transformação social; Pontifica
Universidade de São Paulo, São Paulo, Brasil.
[iii] VYGOTSKY, Lev S.; As raízes genéticas do
pensamento e da linguagem in: Pensamento e Linguagem; São Paulo: Martins
Fontes, 1998.
Interessante publicação!! A afetividade, segundo Wallon e Vigotski a explicam, mostra sua relevância em diversos aspectos da vida do ser humano. Uma das importantes discussões é a relação entre afetividade e aprendizagem. Este foi o tema de uma pesquisa por mim desenvolvida, junto ao Prof. Dr. Sérgio Leite, da Faculdade de Educação da UNICAMP. Deixo aqui o link para o artigo publicado: http://periodicos.puc-campinas.edu.br/seer/index.php/reveducacao/article/view/2852/1954
ResponderExcluirCaso interesse, mantenho também um blog sobre educação e tecnologias digitais: http://tecsedu.blogspot.com.br/
nossa muito obrigada pois agora vejo com claresa as diferensas entre eles
ResponderExcluirMuitooo bem explicado e claro!!!
ResponderExcluirMeus Parabéns!
muito bom aprendi muito tirei minhas duvidas.
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